O I° Simpósio aconteceu em 2005, tendo o Educador como centro de atenção. Abordamos a educação como processo de desenvolvimento humano e conversamos juntos sobre as possibilidades de ser e fazer em cada escola. 

    Enfatizou-se a relação do Educador consigo mesmo, sua auto-estima e seu saber, sua relação com o sistema, o porque das dificuldades nas relações interpessoais e seus problemas em lidar com um público cada vez mais complexo e carente de valores humanos. E o que é mais importante, trazendo "o como" mudar.

   
Cada participante trouxe um tipo de material escolar que foi doado para creches municipais da Prefeitura de São Paulo e os inscritos receberam um Certificado de Participação.


Síntese dos Depoimentos do I Simpósio Mudar a Educação Para Mudar o Mundo.


  Sobre o tema Autoritarismo na Educação: 

  Conclusões:
- Houve um desabafo concordante e sincero de todos os integrantes, concluindo que:
- Reproduzimos relações autoritárias.
- Partimos de uma premissa errada: "a escola é uma bagunça", "a escola precisa de direção 
  que mande".


- Alternativa:
- Fazer pactos para participação. 
- Coordenar conjuntamente.
- A dicotomia não está no público/privado mas, o grupo quis localizar onde está a
   escola num esforço para situar a questão.
- Trabalhar a tendência autoritária que possa existir em cada um.


  Sobre o tema Violência e Exploração:

  Conclusões:
- Realidade da violência dos alunos: armas,drogas e indisciplinas.
- Dificuldade dos alunos serem ouvidos pelos professores.
- Professor se compromete mais em dar informação e as questões de relação ficam em cargo  
  da coordenação.
- Os alunos repetem na escola a violência que trazem de fora.

-  Alternativa:
- Relevar e validar as iniciativas de algumas pessoas - ..... de melhor convivência.
- Se as pessoas se tornam violentas estão expressando algo que precisamos investigar o 
  que  é.

- Preparar os educadores para conhecer melhor quais seus problemas com a própria   
  violência  e como lidar.
- Instruções pessoais e familiares, palestras, etc.


  Sobre os temas Inércia e Burocracia:

- Inércia desresponsabiliza.
- Inércia aliena, desrespeita.
- A burocracia e a regulamentação da inércia.

- Alternativa:
- Conhecimento de si com desenvolvimento da responsabilidade sobre si mesmo e da responsabilidade do pessoal no entorno.
- Diálogo na relação professor-aluno.
- Espaço para auto-questionamentos e reflexões.


  Sobre o tema Mente Repressiva:

  Conclusões:
- Necessidade no ensino médio e fundamental, de 1 policial e 1 psicólogo.
- Cuidado com a imposição de idéias.
- Cuidado com atitudes como: "esculhambar o outro com sorriso na cara".
- cuidado com a justiça que castiga, e não educa.
- São Paulo tem razão, mas não explicita. 
- É preciso  aprender com eles, alunos.
- É muito grande a cobrança sobre os professores: pais, direção, porém não se investe em 
  prepará-los para isto.
- Trabalho com o conteúdo principalmente.
- Existência do estigma: "Professores não gostam de alunos inteligentes" (criam conflitos...questionam...professores). 
  despreparados.

- Alternativa:
- Auto-conhecimento,
- Incluindo espiritual (não doutrinário).

  Porque a educação não está contemplando o desenvolvimento 
     total do ser humano.

- A difículdade está em formar o individuo feliz, e não está sozinho nisso. 
- As outras instituições.
- A formação sem a informação. 
- Péssimas condições de trabalho.
- Escola perpetuar valores de classe dominante.
- A inclusão de todos.

- Alternativa 
- Formação do educador como ser humano diferenciado
- ........... arte, dança para professores e alunos para abrir o sentir
- Facilitar o aprendizado do auto-conhecer-se. 
- Sair da repetição das informações e criar habilidades para lidar com relações.
- Escola SAT é início do caminho
- Mudar de dentro para fora
- Usar a autonomia que o professor tem em sala de aula, para viver os conflitos do
  cotidiano como oportunidades.


  Tema: Como se sentem os educadores no final do Simpósio:

- O sentimento geral é de entusiasmo e de caminhos abertos para as mudanças.

  Tema: Como percebem a utilidade do I Simpósio:

- "O sentimento de ter chegado a um lugar novo, adquirindo novas ferramentas. Algo 
   concreto e real para a transformação da educação".

- "Um lugar, como um OÁSIS, para os professores que são tão largados pelo sistema. Agora, 
   sentem-se ouvidos realmente e estão muito otimistas".

- "Existem terapeutas para diferentes áreas e agora tem também para professores". 
   Sentem-se amparados em seus dilemas; "Agora tenho uma esperança. Me ajudou a 
   redefinir minha profissão como pedagogo e professor de educação física".

  Tema: Críticas ao I Simpósio:

  Conclusões, alguns depoimentos e síntese de depoimentos:
- Não há críticas, apenas a observação do interesse demonstrado com a permanência até
  o fim, de praticamente todos os participantes e a referência de que o Simpósio deveria ser 
  realizado para um número maior de educadores. 

- "Um marco", " Vivenciar que a realidade é esta, uma verdadeira transformação. Longe da
  teoria. O SATeduc é a transformação que tanto queremos".

- "Tudo na natureza tem um tempo, todos temos a sua hora, e essa pode ser a minha. Saio 
  com satisfação, alimento da alma".

- "Existe a resistência, porém vi que preciso aprender mais, sei muito pouco de mim.
   Resgate do emocional e do espiritual; "Tenho vontade de fazer uma coisa que eu critiquei a 
   muito tempo, "religião". Percebo que não dá para abandonar. Eu preciso das duas coisas; 
   da ciência e da religião".
   "Estava pronta a desistir. Venho me arrastando. É uma viagem que tenho que fazer: a 
   busca de mim mesma".